Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Bolo Integral de Maçã




Hoje resolvi fazer uma preparação funcional. Recebi uma receita através do Instagram, ia preparar um bolo de banana, mas não tinha em casa a banana nanica que seria a ideal para a preparação. Resolvi preparar então um bolo de maçã integral

alimento funcional, é aquele que além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde. São considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. Ou seja, os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem calorias, trazem benefícios a saúde e previnem doenças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ainda complementa dizendo que este alimento tem que ser seguro para o consumo sem que seja necessária supervisão médica.
Os principais alimentos classificados como funcionais são:  soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.


Já o alimento integral são os carboidratos complexos. A estrutura deste alimento não foi alterada pelo processo de industrialização e tem sua estrutura molecular mais complexa, sendo assim, mantém as vitaminas, minerais e fibras, não tendo perda de valores nutritivos.


A maçã como ingrediente principal.
E aí vai a receita do bolo. Mas, será que a maçã é mesmo um alimento funcional?
Tecnicamente, pode-se afirmar que a maçã possui, em sua composição funcional, ação antioxidante que auxilia, entre vários outros aspectos, a redução do risco de doenças cardiovasculares. A maçã possui uma série de nutrientes benéficos ao organismo e, para usufruir desse resultado preventivo, é recomendado, no mínimo, o consumo de uma maçã ou de um copo de suco de maçã integral (natural) por dia. A maçã é considerada uma escova de dentes natural e, embora não limpe propriamente os dentes, tem função importante no auxílio à higiene bucal, pois é considerada um alimento detergente, ou seja, é capaz de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e evitando a cárie. No entanto, é bom salientar, isso não elimina a necessidade de uma boa escovação dental. A ingestão de frutas está sempre relacionada a hábitos saudáveis de vida, e a maçã é rica em nutrientes essenciais para o organismo. Na maçã há fibras que atuam no sistema digestório, flavonóides que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, vitaminas B1 e B2 que ajudam a regular o sistema nervoso, e outros nutrientes.  

Ingredientes:
·         1 xícara de farinha de trigo
·         1 xícara de farinha de trigo integral
·         2 xícaras de açúcar mascavo
·         1 colher de sopa de fermento em pó
·         1 colher de sopa de canela em pó
·         1 pitada de sal
·         3 ovos
·         3 maçãs grandes com casca
·         1 xícara de óleo vegetal

     Modo de preparo:
Untar e polvilhar com farinha um tabuleiro médio (23×35), ou uma fôrma de buraco no meio. Em uma tigela grande, peneirar a farinha e o açúcar. Juntar os demais ingredientes secos e reservar. Descascar as maçãs, reservando as cascas. Ralar a polpa das maçãs.
Bater no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas da maçã. Juntar essa mistura na tigela com os ingredientes secos e misturar delicadamente. A massa fica bem espessa. Juntar as maçãs picadas, misturar e despejar na assadeira. Assar por cerca de 40 a 50 minutos em forno médio. Depois de pronto polvilhar açúcar e canela.

Ficou delicioso! Quer um pedaço?




Esse blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado básico na área como graduada em Educação Física e Técnica em Nutrição e Dietética. 
Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.