Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Aula prática com frutas



Turma do Curso de Nutrição e Dietética


Aula prática - preparo de salada de frutas



Recentemente participamos de uma aula prática com frutas e a escolha da preparação foi uma salada de frutas. Meu grupo ficou responsável pelo morango. Descrevo abaixo quais foram os procedimentos para chegarmos ao resultado final.
Iniciamos os trabalhos, higienizando a bancada, equipamentos e utensílios, que seriam utilizados. Fizemos o “Mise en place”, etapa inicial para executarmos a preparação que resultaria numa salada de frutas.


Reconhecemos as frutas, higienizamos e encontramos os indicadores pesando, tirando as partes não comestíveis, pesando novamente e tirando o peso médio das unidades. Após encontrar os indicadores, cortamos e misturamos às demais frutas, conforme explicado abaixo.
Foi feita a seleção dos morangos e desprezados alguns que estavam muito amassados. Foram lavados um a um em água corrente e formou-se o lote que seria utilizado.

A fruta foi desinfeccionada numa solução de VERCLIN 20g diluído em 10l de água. Permaneceu imersa por 15 minutos na solução. Após esse tempo, foi enxaguada em água corrente. Também é possível utilizar água sanitária para desinfecção de alimentos. Leia no rótulo se pode ser usada e as instruções corretas.

Iniciamos então o corte dos morangos em cubos pequenos. Após o corte, adicionamos os morangos picados às demais frutas que foram misturadas e na sequência, foi acrescentado o leite condensado após ter sido pesado.


A combinação das frutas que foram utilizadas in natura, foi perfeita, resultando num bom aspecto e sabor. Suco de limão com um pouco de água, foi misturado às bananas e às maçãs logo que eram picadas, mantendo originais as cores dessas frutas. Apesar de que servir a preparação numa temperatura mais baixa seria o ideal, entendemos que não havia tempo hábil para a mesma ser refrigerada.
Amei participar dessa aula, apesar de ter saído cansada, pois ficamos em pé a tarde inteira. Aprendi muito e foi grande a interação do meu grupo e da turma toda.





Esse blog é composto por minhas opiniões pessoais, baseadas em experiência de vida e um certo aprendizado básico na área como Técnica em Nutrição e Dietética. 
Para tirar dúvidas sobre alimentação ou dietas, procure um nutricionista.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.