Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

Receita de salada de quinoa com frango

salada de quinoa


Ingredientes
1 xícara de quinoa mista
100g de peito de frango temperado, cozido e desfiado
10 tomatinhos cereja
3 ovos cozidos firmes
Azeite
sal
Folhas de alface lavadas

Modo de preparo
Cozinhar a quinoa em água fervente com sal, até que esteja macia. Se sobrar água, escorrer. Deixar esfriar.
Fatiar os tomatinhos e os ovos cozidos, reservando.
Misturar o frango com a quinoa e os tomatinhos. Regar um pouco de azeite.
Num bowl (tigela pequena) onde será servida individualmente, forrar com a alface e acrescentar a mistura. Colocar os ovos fatiados por cima e servir.




Quinoa, um pseudo cereal

Há alguns anos, conheci a quinoa que também é chamada de quinua. Experimentei pela primeira vez preparando um “Hambúrguer de Quinua”. Peguei a receita no livro Detox – Programa para desintoxicar seu organismo em 7 dias! de Andrea Henrique.
Na época, confesso que não me interessei em conhecer as propriedades nutricionais desse alimento, mas entendi que era algo bom de se ingerir. Um tempo depois, meu marido chegou com a ideia de substituir o arroz por quinoa, o que entendi ser difícil de fazer, por causa do alto custo. Mas, comecei a adquirir de vez em quando.
Mas, por que é considerada um “pseudo” cereal? Porque possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.

História

A quinoa é um patrimônio cultural do Peru, cujos registros históricos datam de mais de 5 mil anos de produção local. Mas além de seus benefícios para a saúde, pouca gente conhece a história e as lendas por trás desse grão, que transcende a identificação local e cria laços que se misturam com o próprio folclore de sua terra natal.
"Quando os espanhóis chegaram ao Peru no século XVI, devastaram praticamente todas as produções de grãos locais. Sua busca constante por ouro e prata, além da imposição de sementes de trigo e cevada os fizeram quase extinguir tanto a quinoa quanto outros grãos irmãos, como o amaranto".
Por séculos a Quinoa ficou restrita e escondia nos Andes até que dois exploradores americanos a descobriram nos anos 70 cultivadas por fazendeiros locais. Ao ouvir sua história e conhecer seus supostos nutrientes, os americanos levaram exemplares para cultivo próprio em seu país e o grão não demorou a se popularizar.

Características nutricionais

Além de não conter glúten, é uma importante fonte de fibras e proteínas. Por ser rica em proteínas, auxilia no fortalecimento muscular, principalmente para os praticantes de alguma atividade física. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Possui também Cálcio e Ferro (minerais), além de nove aminoácidos essenciais. Esses aminoácidos, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina e triptofano, colaboram para o bom funcionamento do nosso corpo. Eles apresentam um equilíbrio global entre os carboidratos e as proteínas. Veja os benefícios que obtemos ao consumi-la:

·        É rica em antioxidantes (combate envelhecimento precoce)
·        Tem excelentes propriedades nutricionais
·        É fonte de cálcio (previne osteoporose)
·        Ajuda no combate à diabetes
·        É útil para controlar o apetite
·        É fácil de digerir
·        É uma fonte importante de fibras
·        Tem um baixo índice glicêmico
·        Pode melhorar o metabolismo

Fontes:




Me acompanhe nas Redes:

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Olá! Confesso que nunca comi quinoa, mas a aparência do prato ficou bem convidativa. Por quanto tempo se deve cozinhá-la para que não fique dura ou passe do ponto?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amanda, você tem que monitorar. Já ouvi dizer que a quantidade de água é o dobro da quantidade de grãos. Mas se ver que fica durinha ainda, coloca mais um pouco de água.

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo comer muito arroz, especialmente durante a semana, e prefiro comer alguma proteína com salada, ou substituir o arroz por outro carboidrato. Conheci a quinoa há pouco tempo, mas tenho tentado colocá-la na minha alimentação tb. Achei muito legal a ideia dessa receita. Bjs.

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.