Um blog de variedades: organização do lar, dicas de nutrição e saúde, textos autorais, resenhas, culinária saudável, viagens e receitas.

A chegada da Primavera e os encantos que traz

flores
Imagem: Acervo pessoal - Raquel Trindade

Existe uma certa alegria no ar porque a Primavera chegou. É uma das quatro estações do ano. Os tons da paisagem ficam mais fortes e ganhamos de presente um colorido que invade nosso dia a dia, além do perfume das flores.

É a estação mais linda do ano, porque é a estação das flores, onde o céu fica mais azul, o sol fica mais brilhante e os jardins ficam mais floridos com várias cores, muitas borboletas e muitos pássaros.
No hemisfério norte, chama-se “Primavera boreal” (março a junho) e no hemisfério sul, chama-se “Primavera austral” (setembro a dezembro).
Ela vem após o inverno e antecede o verão. Esse ano, iniciou dia 22 de setembro e terminará em 21 de dezembro.
Sua característica mais marcante é o reflorescimento da flora e da fauna terrestres, quando os animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzirem. No hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo as temperaturas ficarem amenas ao longo da estação. Depois do início, a cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando assim, a insolação do hemisfério. No Brasil, além do aumento da temperatura, ela provoca alterações nos índices pluviométricos.

Além das flores, traz uma safra com uma alimentação mais saudável e colorida. Legumes, frutas e verduras da época são mais atraentes e apetitosos, tendo a vantagem de terem um preço mais atrativo também.

Para brindar o início da estação, fiz um passeio no Orquidário Municipal de Santos. Já tinha feito esse tipo de passeio com alunos há anos atrás e também com filha e sobrinhos. Mas cada vez que visito esse local novamente, sinto uma alegria e uma energia ao apreciar as plantas, bichinhos e exposições preparadas para o público.

Foi uma manhã bem especial. Abaixo veja algumas das muitas flores que fotografei. Não foi possível postar todas aqui (talvez eu edite o post para fazê-lo).









 Lindas, não?




“Colhe a alegria das flores da primavera e brinca feliz enquanto é tempo. Sempre haverá os dias em que chegará o inverno e não terás o perfume das flores, nem o sol, nem a vivacidade das cores”. Augusto Branco



Me siga nas redes



52 semanas de gratidao


Este texto participa da Blogagem Coletiva Semanal #52semanasdegratidão de Elaine Gaspareto, cujo objetivo é valorizar e compartilhar nossas pequenas e grandes alegrias... nossas vivências e aprendizados.


Compartilhar:
Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. Eu particularmente amoooo a primavera, as flores, o cheiro, o encanto. Adorei o post, parabéns...

    Beijoos Lê 😘❤

    ResponderExcluir
  2. Que linda essas fotografias. Eu tenho um amigo que é orquidário e participa de várias exposições pelo interior de Sampa. Sempre me manda fotos incríveis.
    Sabe que eu nunca consegui relacionar a primavera com flores? Eu sei que essa é a idéia, mas para mim a primavera sempre foi a transição do frio para o calor. Ainda não está tão quente, há chuvas (choveu ontem) e a vida se renova. As flores (as que eu mais gosto) florescem o ano todo, acho que é por isso. E a floração preferida (da laranja) acontece em março por causa do outono. rs

    bacio e que a sua primavera seja colorida

    ResponderExcluir

O que achou do post? Deixe um comentário.

Aprenda a fazer brigadeiro gourmet

TRADUZA O TEXTO:

Seguidores

Postagens populares

Total de visualizações

.